terça-feira, 23 de junho de 2009

Água Marinha

Quando eu nasci, minha tia Luci já era muito rica. Conta-se na família, que na época da II Guerra Mundial, o marido dela ficou rico da noite para o dia. Eu não me lembro dele, da minha tia lembro-me bem. Era uma morena corpulenta muito bonita de cabelos grisalhos. Vestia-se bem e sempre adornada com jóias lindíssimas. Acho que foi a partir daí que desenvolvi o meu fascínio por jóias, por ouro e tudo o mais que reluzisse.

Com a morte do meu pai, minha avó passou a morar conosco. A casa já era movimentada e com as visitas de minhas tias e tios, ela se transformou num verdadeiro salão de festas. Quase todas as tardes após a sesta, vovó sentava-se em sua poltrona predileta e eu, para não perder nenhum lance me posicionava ao seu lado, ouvindo as histórias que contavam. Dependendo da visita, eu ganhava um presente.

As mais esperadas por mim eram as do meu tio e padrinho Breno e da tia Luci. Gostava mesmo, era de olhar as jóias que minha tia usava e em especial um conjunto de águas marinhas. Os brincos eram de pedras pingentes com brilhantes e ouro acompanhando um lindo broche em forma de laço.

Numa dessas visitas, cheguei a ficar hipnotizada por eles, tamanha beleza. De boca aberta não conseguia tirar os olhos dos movimentos que minha tia fazia ao falar, balançando-os. Era linda a luz refletida nas pedras pelos raios do sol.

Debruçada em minha avó chamei a atenção de todos, não desgrudava o olhar daquele encanto. Finalmente, alguém me tirou do êxtase: “-Lourdinha !, Que coisa feia! Para de olhar para a Luci!.” Pisquei os olhos e explodi:”Mas são lindos!!”

Minha tia, meio sem graça e vaidosamente me perguntou: “-Voce acha mesmo?”-“Acho!! São lindos!” Respondi.

“-Então, serão seus quando eu morrer!”

Ora, eu não queria que ela morresse e graças a Deus isso só aconteceu muitos anos depois.

Eu queria apenas aqueles brincos lindos de água marinha.!! Onde eles estarão?

Um comentário:

  1. Lourdinha, que história fabulosa! Gostei muito dele e sobretudo do seu estilo inteligente de escrever. Parabéns!

    ResponderExcluir