segunda-feira, 22 de junho de 2009

NOTRE DAME DE LA GARDE

Da janela do quarto se via a Bonne Mère. Como era linda, majestosa, a mãe bondosa, aquela que nos afaga, a misericordiosa. Desejei que estivesse virada para nós. Olhei para ela e silenciosamente supliquei por um milagre. Minha fé de tempos em tempos é testada e quase sempre a perco ou melhor não a encontro. Esse foi o momento. Olhei novamente para a imagem, os raios do sol do fim da tarde a iluminava de forma especial e ela, em cima sem me olhar, sem me conceder a graça que eu suplicava. Fazia frio, minha garganta ardia, minhas mãos estavam geladas e minha cabeça latejava.... Permaneci sentada num canto do quarto. Seis horas da tarde. A mulher do leito ao lado, levantou-se, pegou um tapete e o colocou no chão iniciando orações numa língua que eu não conseguia entender. Pensei no que ela estaria pedindo ou agradecendo ao seu Deus. Que Deus era aquele e que Mère era aquela que não me via de frente? Que não me ouvia? Saí do quarto, há tempos que não fumava, pensei ser uma ótima hora. Acendi o cigarro dei um trago bem longo, nem sei se o cigarro diminuiu minha dor. Desejei ter um copo de conhaque a mão. Minha nuca me incomodava e meus pés estavam dormentes do frio. O desespero tomou conta de mim, tive vontade de gritar, de pedir ajuda, mas a quem? Tantos anos cuidando dos outros, lidando com vidas e mortes e eu ali sem ninguém pra me consolar... As lágrimas corriam pelo meu rosto sem que eu percebesse. Eu não podia fazer nada, nada mesmo. Era a impotência diante da perda. Dizem que a maior prova de amor é deixar o outro ir. Eu deixei e aceitei. Era a primeira perda de tantas, aceita. Fiquei ali parada assistindo a partida. Cada gota, menos um minuto ...até que tudo terminasse..

Um comentário:

  1. Perdas são devastadoras, às vezes; em outras, irrecuperáveis. A vida é essa, não há como evitar esses momentos, como também, nem sempre entendemos a força da superação.
    O seu texto tem força dramática, proveniente daqueles que pisam a terra, estendem as mãos aos próximos e miram o horizonte. Parabéns.

    ResponderExcluir